sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cuide Bem do Seu Cãozinho Filhote


- Verifique onde o filhote ficará se não há como ele fugir, se não há queda ou objetos perigosos que possam ser mastigados e digeridos.( ex: bombril, papéis, fio dental, pregos ou material tóxico...etc)
Escolha uma alimentação bem balanceada principalmente no primeiro ano de vida para que ele consegua uma boa estrutura e defesas orgânicas naturais. Escolha um bebedouro e um comedouro apropriados ( de preferência aço inoxidável para não acumular resíduos) e mantenha-os limpos. Troque a água pelo menos duas vezes por dia ou quando ela estiver meio suja.

- Dê a ele um brinquedinho comestível para estimular a mastigação e manter os dentes limpos e saudáveis. Deixe sua caminha num lugar arejado, protegido do vento e da chuva.

- Explique às crianças que o animal não é um brinquedo, ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos, principalmente nos primeiros dias procure controlar a ansiedade das crianças e ensiná-las a cuidar e zelar pelo animal e não fazer dele um brinquedinho. assim você estará também contribuindo para a melhora do ser humano e estimulando nas crianças a responsabilidade e o amor aos animais.


- Dê banho ao menos uma vez por semana e faça disso uma distração para ele. acaricie-o e converse com o bichinho nos primeiros banhos e mostre como é bom estar limpinho e de banho tomado, o cão entenderá isto.
- Só comece a passear na rua com seu cão após 3 meses de idade só depois de as vacinas já o terem imunizado.
- Para acostumá-lo na guia, coloque após 3 meses todos os dias uma coleira levinha no seu pescoço e deixe -o se acostumar aos poucos. cada dia deixe alguns minutos. depois coloque a guia e vá brincando com ele pelo quintal.
- Procure dar a seu amiguinho uma ração balanceada e rica em proteínas , a ração seca á o ideal. Caso voce não quizer dar a ração dê uma alimentação rica, com muita verdura, legumes e carne com arroz.
- Evite temperos fortes e restos de comida. Um dente de alho de 4 em 4 dias é bom para o pelo, contra vermes e contra gripe.  O filhote alimenta-se 4 a 5 vezes ao dia ( se torna adulto após um ano a um ano e meio, mas aos 8 meses você poderá começar a espaçar as refeições.) 
- Tente alimentá-lo sempre no mesmo horário evitando de fazê-lo quando você estiver à mesa para que não desenvolva o costume de ficar olhando durante suas refeições. 
Faça isso e terá um lindo companheiro alegre e obediente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário