Dicas Importantes


Requisitos do Transportador Escolar


CONDIÇÕES DO VEICULO E DO TRANSPORTADOR:
O transporte escolar – serviço instituído pela lei 10.154/86, regulamentado pelos decretos 23.123/86 e 23.747/87 e pela portaria 118/98 – é uma modalidade de transporte coletivo privado que transporta crianças e jovens entre sua casa e a escola. Para maior tranquilidade dos pais , a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta sobre os cuidados necessários antes de contratar esse serviço. 

O veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados na prefeitura. 

O credenciamento observa uma série de requisitos que visam garantir a segurança das crianças..: 
- Antes de contratar o serviço procure buscar recomendações sobre o motorista junto ás escolas ou com outros consumidores que já tenham se utilizado do serviço do transportador.

- Observe Como o motorista recepciona as crianças na porta da escola.

- A Capacidade de Alunos transportados no veiculo conforme autorização expedida pelos Órgãos Competentes (existe um limite máximo de nº de alunos transportados por tipo de veículo escolar).

- As condições de higiene, conforto, segurança, se há um cinto de segurança para cada ocupante e
se as janelas não abrem mais do que 10 cm.

- Contrato: ao firmar o contrato de prestação de serviço é preciso constar por escrito tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais do contrato, como período de vigência; horário e endereço de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento;índice e forma de reajuste; percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada. É recomendável obter o endereço e telefone do motorista.

- Em caso de cancelamento do contrato recomendamos que o pedido seja feito por escrito com 30 dias de antecedência, e  com cópia protocolada, atentando-se para as condições acordadas na contratação.

- Importante: em caso de falta não haverá desconto no preço, porque o transporte estava à disposição do aluno. Entretanto, em caso de pane com o veículo, o motorista é obrigado a prestar o serviço, através de outra condução, com as mesmas normas de segurança. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
PORQUE CONTRATAR PERUA ESCOLAR É VANTAJOSO? 
Pior que a tortura de  enfrentar o trânsito cada vez mais caótico para levar as crianças às aulas, só mesmo a disputa por uma vaga diante da escola. Sem contar os dias de chuva, para piorar. 
A alternativa da perua escolar elimina estress e dores de cabeça e deixa os pais com mais tempo livre para outros afazeres.
Sem contar que você evita de tirar o carro da garagem, não corre o risco de ter seu carro batido, economiza combustível, não passa estress para tentar estacionar, evita assaltos.
A despesa mensal com transporte escolar compensa se você fizer as contas, especialmente nas regiões de tráfego mais intenso. 
Para as crianças, o tempo extra de convívio com os colegas no trajeto dentro da perua é quase sempre motivo de alegria. 
Passageiros tão especiais merecem que a escolha do serviço seja criteriosa. 
No Rio de Janeiro e em São Paulo, cerca de 320.000 crianças viajam diariamente em veículos de transporte escolar legalizados, segundo estimativas das autoridades de trânsito das duas capitais. 
Fiscalizar toda essa frota não é tarefa simples. Por isso, os pais podem ajudar muito inspecionando o veículo quando da contratação inicial.  
Em geral, as escolas que não possuem frota própria podem entregar aos pais uma lista de transportadores cadastrados pelo estabelecimento. Eles podem ser terceirizados ou não ter nenhum vínculo com a escola. 
Cabe aos responsáveis pela criança verificar, portanto, se o veículo possui todos os itens de segurança – e se funcionam corretamente. 
O transporte escolar tem um capítulo próprio no Código de Trânsito Brasileiro que entrou em vigor em 1998. A lei determina que os ônibus e peruas destinados ao transporte de estudantes devem ser equipados com cinto de segurança em todos os bancos – diferentemente de outros coletivos. Também são exigidos identificação externa, em letras pretas sobre fundo amarelo, e aparelho de controle de velocidade – o tacógrafo. 
Ao contratar um transportador faça uma avaliação criteriosa e boa sorte.
.........................................................................................................................................................................


CUIDADO AO SAIR DO CARRO !



A T E N Ç Ã O :  ALERTA PARA TODOS - NOVA FORMA DE ROUBO



A imaginação dos Bandidos não tem limites...



Os criminosos esperam num estacionamento, e depois de você sair do carro, tiram sua placa, assim não tocam o alarme e ficam à espera.Depois, te seguem, te ultrapassam e mostram a placa pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro.Talvez você fique surpreso ao reconhecer a tua placa e sem desconfiar porque acha que ela caiu, resolve parar para recuperá-la e agradecer a quem tão "generosamente" deseja devolver a placa que você nem reparou que tinha caído...Parar é tudo o que eles querem que você faça. Aí já é tarde demais e terá sorte se não for violentamente tratado, raptado, ferido ou morto.


 NÃO PARE, SEJA POR QUE MOTIVO FOR ! 
Uma placa não é nada, comparada com a tua integridade física.
 Pense no que poderá acontecer, antes de agir.Os criminosos são espertos e podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa. 

ALERTE SEUS AMIGOS DESSE NOVO GOLPE !!!

........................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário